Só um milagre salva o Vitória da degola. De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o Leão tem 97% de risco de ser rebaixado para a Série B. O levantamento tem como base o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes no certame, bem como a dificuldade dos confrontos em função dos adversários.

No cenário anterior, o Vitória tinha 88% (relembre aqui). As chances do descenso aumentaram após o revés por 3 a 0 para o Cruzeiro, na última quarta-feira (21), no Mineirão. Além disso, os seus concorrentes diretos contra o rebaixamento venceram na 36ª rodada. Vasco bateu o São Paulo 2 a 0, enquanto o Ceará superou o Paraná pelo placar de 1 a 0. Os dois times chegaram aos 42 pontos e aparecem em 14º e em 15º na tabela de classificação, respectivamente. O Rubro-negro tem apenas 36 e figura em penúltimo. A Chapecoense, último time do Z-4, possui 40.

Para escapar da degola, o Vitória vai precisar vencer seus dois últimos jogos e ainda torcer por uma combinação de resultados. O próximo duelo é contra o Grêmio, domingo (25), no Barradão, enquanto o confronto derradeiro é diante do Palmeiras, no dia 2 de dezembro, no Allianz Parque.

RISCO DE REBAIXAMENTO:
Paraná 100%
Vitória 97%
América-MG 87%
Sport 73%
Chapecoense 31%
Ceará 3%
Vasco 4%
Fluminense 4%
Corinthians 1%