Para mais informações, consulte o comunicado de imprensa da Takis e Evvivax

Roma, 27 de janeiro de 2020 – Takis e Evvivax, duas empresas de biotecnologia presentes no parque científico de Castel Romano, Roma, anunciam seu compromisso com o desenvolvimento de vacinas inovadoras contra 2019-nCoV, o novo coronavírus originário de Wuhan, na China. Até o momento, o vírus causou 81 mortes e mais de 2.800 infecções conhecidas e está se expandindo rapidamente em vários países.

“Esta é uma emergência mundial para a qual os pesquisadores da Takis podem e devem contribuir” – diz Luigi Aurisicchio, CEO / CSO das duas empresas – “Vamos disponibilizar imediatamente nossas habilidades adquiridas no desenvolvimento de vacinas contra o câncer e outras doenças infecciosas para combater a propagação deste coronavírus “.

“Para obter anticorpos capazes de neutralizar patógenos, é essencial usar tecnologias particularmente eficazes. Em Takis, graças à vacinação genética, geramos dezenas de anticorpos capazes de neutralizar vírus e bactérias patogênicas “- continua Giuseppe Roscilli, diretor da área de anticorpos”. Em vários estudos clínicos realizados na Itália e nos EUA, nossas vacinas veterinárias induziram uma poderosa resposta imune e prolongou a sobrevivência de cães com câncer, que como nós, humanos, desenvolvemos com alta frequência. Mesmo contra zoonoses, isto é, doenças infecciosas transmitidas de animais para humanos e vice-versa, podemos usar o mesmo tipo de abordagem. “- declara a Dra. Antonella Conforti, diretora da Evvivax.

Takis e Evvivax desenvolveram vacinas baseadas em tecnologias genéticas capazes de induzir respostas imunes poderosas. “Nossas tecnologias são baseadas em técnicas de engenharia genética e no uso de vírus e fragmentos de DNA que podem ser usados ​​tanto para terapia genética quanto para vacinação” – diz Emanuele Marra, diretora da área de doenças infecciosas de Takis.

“Graças à experiência de nossos cientistas, Takis e Evvivax são tecnologicamente competitivos em nível internacional e podem contribuir para essa emergência de saúde com os recursos internos atualmente disponíveis. No entanto, a pesquisa científica exige investimentos importantes e é essencial obter financiamento e / ou colaborações com grandes empresas o mais rápido possível, que nos permitam desenvolver a vacina 2019-nCoV o mais rápido possível. “- conclui Luigi Aurisicchio.

A vacinação genética é, portanto, a base para o desenvolvimento da vacina 2019-nCoV em Takis. “A biologia do coronavírus e a disponibilidade da sequência do genoma de 2019-nCoV são todas as informações que precisamos para o design da vacina. O desenvolvimento dos métodos e a experimentação serão fundamentais para chegar a ensaios clínicos em humanos o mais rápido possível “- diz Fabio Palombo, Área de Imunologia e Vacinas contra o Câncer – Diretor da NeoMatrix. A corrida contra o vírus começou.