A Associação Bahiana de Imprensa encerrou o mês do seu aniversário de 90 anos com a Assembleia Geral Ordinária que elegeu por unanimidade, nesta segunda-feira (31), a Chapa Cervantes para o biênio 2020-2022. Única inscrita, a chapa teve como base a atual diretoria, com cerca de 1/3 de nomes novos e a maior participação feminina da história da entidade fundada em 1930. O jornalista Ernesto Marques sucede Walter Pinheiro, que passa a ocupar a presidência da Assembleia Geral da ABI. A posse da nova diretoria está marcada para o dia 10 de setembro.

Presidida pelo jornalista e escritor Florisvaldo Mattos, a Assembleia conheceu e aprovou o relatório de atividades da Diretoria Executiva que encerra o mandato. Walter Pinheiro, presidente da Executiva, apresentou um relatório minucioso da gestão atual e de sua passagem pela presidência da ABI, iniciada em 2011. As contas do exercício 2019-2020 foram discutidas e aprovadas com parecer favorável do Conselho Fiscal. Foi a primeira vez em toda a história da instituição que um processo eleitoral ocorreu online.

No momento mais concorrido, o encontro realizado de forma presencial e também por um aplicativo de videoconferência teve 32 presenças simultâneas. Às 13 horas, após o pronunciamento unânime dos associados participantes, a Assembleia foi suspensa com a retomada dos trabalhos às 16h30, encerrando às 17h. Além da votação online, os associados puderam manifestar o voto por email ou presencialmente, na sede da ABI. O jornalista Walter Pinheiro, presidente do jornal Tribuna da Bahia, ocupou a cadeira presidencial da ABI durante nove anos e estará agora à frente da Assembleia Geral, órgão supremo presidido atualmente por Samuel Celestino, fundador do site Bahia Notícias. Para ele, o processo de renovação tende a ampliar as atividades. “Novos projetos virão. Ernesto já demonstrou sua competência, seu ânimo, para assim proceder, expandindo a ABI por outros espaços, ampliando o seu quadro social com novos membros, que servirão para revitalizar o comando da nossa ABI”, comemora o dirigente.

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

Os debates do Sarau da Imprensa serão mediados pelo jornalista Ernesto Marques | Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador

Pinheiro agradeceu o trabalho de todos e atribuiu as vitórias alcançadas à harmonia existente na equipe. “Tudo o que foi conquistado se deve à parceria para a expansão da instituição, o seu aprimoramento, culminando agora com a implantação do Museu de Imprensa e lançamento do livro dos 90 anos, previsto para este mês”, afirmou. Confira abaixo a nova composição da Diretoria da ABI:

ASSEMBLEIA GERAL

Presidente –  Antônio Walter dos Santos Pinheiro

Vice-Presidente  – Sérgio Augusto Soares Mattos

Secretaria   José Valter de Lessa Pontes

Suplente – Eliezer Varjão Bomfim

Suplente – Julieta Miranda Isensée

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Ernesto Dantas Araújo Marques

1º Vice-Presidente: Luís Guilherme Pontes Tavares

2º Vice-Presidente: Florisvaldo Mattos

Secretário Geral: Sara Barnuevo

1º Secretário: Suzana Alice Pereira

2º Secretário: Romário Costa Gomes

Diretor Financeiro: Antônio Pereira de Matos Júnior

Diretor Patrimônio: Raimundo Marinho dos Santos

Suplente: Arthur Andrade

Suplente: Amália Casal Rey

Suplente: Luiz Henrique Sá da Nova

CAIXA DE ASSISTÊNCIA

Presidente: Raimundo de Campos Vieira

Secretário: Benevaldo Amorim dos Santos Silva

Tesoureiro: Valter Xéu

DEPARTAMENTOS:

Cultura: Nélson Varón Cadena

Social: Nelson José de Carvalho

Divulgação: Simone Ribeiro

Casa De Ruy Barbosa: Jorge Luiz Ramos

CONSELHO CONSULTIVO

1.Joaci Góes

2.Jolivaldo Freitas

3.Valber Roberto Carneiro Carvalho

4. Suely Maria Temporal Soares

5.Carmelito Walter de Almeida

Suplente: Paulo Nunes

Suplente: Isidro Octávio Amaral Duarte

Suplente: João Leite

CONSELHO FISCAL:

1.Jorge Vital de Lima

2.José Pedro Daltro Bittencourt

3.Heloísa Gerbasi Sampaio

Suplente: Wilson Luiz Midlej Silva

Suplente: Luiz Hermano Abbehusen

ABI – REGIONAL NORTE/ NORDESTE

Presidente: Jair dos Santos Cezarinho

ABI – REGIONAL SUL

Presidente: Maurício Maron

// Jornal Bahia Online.