O Governo da Bahia abriu, nesta sexta-feira (11), mais 10 novos leitos de UTI Covid-19 no Hospital Geral de Vitória da Conquista, cidade que fica no sudoeste da Bahia, após registrar um aumento de casos. De acordo com o órgão, agora a região conta com 156 leitos ativos, sendo 70 de Terapia Intensiva e 86 clínicos.

Segundo o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a taxa de ocupação dos leitos de UTI da região, que nesta sexta era de 93%, foi reduzida para 73%. “Há um esforço de regionalização e descentralização da assistência observado em toda a Bahia, evitando a transferências de pacientes entre regiões”, disse o secretário. A subsecretária da Saúde, Tereza Paim, acredita que as duas próximas semanas serão fundamentais para conter o avanço da Covid-19 no sudoeste do estado. “Se faz necessário um esforço adicional da população, pois esta é uma doença que já matou mais de 8.500 baianos e precisamos conter o avanço do vírus com hábitos que aprendemos ao longo da pandemia, como usar máscara, manter o distanciamento social e lavar as mãos frequentemente”, disse.

Até as 14h desta sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 12.596 casos de pessoas que se contaminaram com a Covid-19 em Vitória da Conquista. Um deles é o prefeito Herzem Gusmão, que foi reeleito para o próximo mandato. Dos 12.596 casos, 11.596 das pessoas já se recuperaram e outras 791 ainda apresentam sintomas, permanecendo em recuperação – 29 internados e 762 em tratamento domiciliar. De acordo com a prefeitura, 5.377 casos são considerados suspeitos de infecção pela Covid-19. Dos quais: 5.038 esperam pela investigação laboratorial e 339 pelo resultado do exame RT-PCR – as amostras são encaminhadas para análise no Lacen Municipal e Estadual. Nesta sexta-feira, foi confirmado o 209º falecimento de paciente do município por complicações causadas pela Covid-19. A paciente era uma mulher de 54 anos, moradora da Fazenda Retiro, portadora de Doença Cardiovascular Crônica. Ela estava internada desde o dia 12 de novembro no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde faleceu na quinta-feira (10). // G1 Bahia . TV Sudoeste.

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook