Este sábado (20) foi marcado pela despedida do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão. De casa, pela internet, ou nas ruas, a população conquistense fez questão de dar seu último adeus ao homem conhecido por seu amor a este município. Ainda no fim da manhã, várias pessoas já se encontravam em frente à Casa de Eventos Mediterrâneo, local onde foi realizado o funeral de Herzem.

Já no Aeroporto Glauber Rocha, centenas de conquistenses aguardaram a chegada do corpo do prefeito. E, em seguida, acompanharam o translado até o funeral, formando um grande cortejo. Outros milhares de conquistenses assistiram à cerimônia de despedida de Herzem pela internet. Durante a transmissão na página oficial da Prefeitura no Facebook, milhares de pessoas deixaram sua última mensagem para o prefeito.

“Que Deus receba de braços abertos o nosso querido e amado prefeito Herzem Gusmão. Saudades eternas”, comentou Gisseila Santos Rocha. Já Marluce Porto falou da tristeza pela partida do prefeito: “Muito triste. Ele era amado demais. Um prefeito maravilhoso, abençoado por Deus. Foi um vitorioso”. Já era noite quando foi finalizado o velório do prefeito. Mesmo assim, as ruas por onde o cortejo fúnebre passou foram tomadas pelos conquistenses. Dona Vera Dias, de 57 anos, moradora do bairro Santa Cruz, fez questão de ir até a porta do Cemitério da Saudade, para se despedir do prefeito. Em meio às lágrimas, ela falou sobre o carinho que tem por Herzem. Assista:

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Siga nosso Instagram

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Curta nossa Pagina no Facebook

“Eu amo ele. É uma pessoa especial pra mim. Eu guardo ele em meu coração. Que o Senhor dê o reino da glória a ele, porque eu sei que ele está consolado nas mãos divinas, não só ele, como a família dele toda”. Ao fim do funeral, em um momento de muita emoção, o corpo do prefeito chegou ao cemitério em meio a fortes aplausos. Uma linda demonstração de carinho por quem dedicou sua vida a Vitória da Conquista.

Chegada do corpo ao velório

Muito emocionada, a prefeita em exercício, Sheila Lemos, afirmou que “perdeu um amigo”. Ela destacou, ainda, que “Vitória da Conquista perdeu um grande líder, um grande gestor. Alguém que amava muito essa terra e fez de tudo por ela. Herzem trabalhou até o último instante para fazer de Conquista esta cidade maravilhosa”.

O ex-prefeito de Salvador e presidente Nacional do Democratas, ACM Neto, também fez questão de dar o último adeus ao prefeito Herzem pessoalmente. “É uma tristeza muito grande, afinal de contas Herzem foi uma pessoa muito querida. Eu tiver a oportunidade de acompanhar a trajetória da sua vida pública e sei o quanto ele era apaixonando por sua terra”, disse Neto. Devido à pandemia, o número de pessoas foi limitado e a população pôde acompanhar o velório do prefeito por meio da transmissão ao vivo no Facebook da Prefeitura.

O filho do prefeito, Danilo Gusmão, fez um discurso sobre o pai, lembrou os dias em que o prefeito esteve internado e destacou o quanto Herzem amava Vitória da Conquista. “Era um amor imensurável por essa cidade. Não dá para descrever. Ele vivia essa cidade o tempo inteiro, isso não é de agora, é de sempre. Ele sempre amou essa cidade”, disse emocionado. O Apóstolo Edilson da Silva, da Igreja Batista Nova Sião, onde a família de Herzem frequenta os cultos, fez uma oração em sua memória. Em seguida, por volta das 19h30, o corpo do prefeito saiu para o cortejo fúnebre e percorreu avenidas da cidade, na viatura da brigada de incêndio do Aeroporto Glauber Rocha. O sepultamento ocorreu com a presença restrita da família, no Cemitério da Saudade, no jazigo da família Gusmão. // Secom-PMVC.