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Para 41% dos brasileiros, tecnologia deve permitir mais autonomia nos processos de compra

A revolução digital vem moldando o comportamento dos consumidores, que conectados pelas mais diversas plataformas tecnológicas, estão mais exigentes com relação ao atendimento. Uma pesquisa feita pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostra que 41% dos brasileiros esperam que a tecnologia proporcione mais autonomia no consumo e 26% mais prazer ao realizar as compras.

Do lado negativo, 28% dizem que se sentem desconfortáveis com essas novas ferramentas porque preferem o contato com atendentes e vendedores, enquanto 17% relatam a sensação de que os produtos são mais caros em função das tecnologias.

No dia a dia, as tecnologias mais utilizadas pelos entrevistados no processo de compra são aplicativos móveis (67%), pagamentos com máquinas portáteis (65%) e interação com chatbots e assistentes automáticos de atendimento (62%). Por outro lado, as tecnologias conhecidas e menos utilizadas são a realidade aumentada, que por meio de QR code fornece informações detalhadas sobre produtos ou serviços (27%), pagamentos que são feitos por aproximação de celular, smartwatch ou pulseiras (22%), provadores virtuais em sites, lojas físicas ou aplicativos (19%) e a realidade virtual que simula o uso de um serviço (12%).

Os resultados da pesquisa também mostram que os consumidores concordam que a tecnologia proporciona economia de tempo (67%), facilita o acesso à informação (65%), simplifica as compras (61%), a conexão com outras pessoas (58%) e o deslocamento pela cidade (58%). Além disso, uma parcela significativa dos respondentes discorda que a tecnologia faça eles se sentirem vigiados ou sem privacidade (65%), os façam gastar mais dinheiro (72%) e cause estresse pela exposição intensa a e-mails e redes sociais (71%).

“As novas tecnologias impactam de muitas maneiras o cotidiano das pessoas. O consumidor espera que elas tragam autonomia, rapidez e segurança em suas compras. Cabe às empresas repensarem suas estratégias e se adequarem a esse novo cliente conectado”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.

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Conquista: Prefeitura realiza mutirão para atualização da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP)

Será realizado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, um mutirão para o cadastramento na Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), do governo federal. A ação acontecerá na próxima quarta-feira (23), na sede da Subprefeitura em José Gonçalves e, posteriormente, deverá seguir aos demais distritos.

A DAP é o documento para a identificação do agricultor familiar e pode ser obtido de forma gratuita tanto pelo agricultor ou agricultora familiar (pessoa física) quanto por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas, agroindústrias (pessoa jurídica).

A Prefeitura estará disponibilizando, com o apoio do Sebrae e dos sindicatos de agricultores, o equipamento e a logística para a realização do cadastro. Para isso, é necessário que os agricultores levem os seguintes documentos:

Documentos necessários para emissão da DAP (pessoa física):

• Identidade (a identidade não pode ter mais de 10 anos de expedição;
• CPF;
• Certidão de casamento (Se for casado no civil);
• Título de eleitor;
• Carteira de sindicato em dia;
• DAP antiga;
• Carteira de trabalho;
• Caso trabalhe com carteira assinada, trazer o último contracheque, conta de energia ou conta de água;
• Caso seja viúvo(a), apresentar certidão de óbito da(o) esposa(o)
• Escritura pública ou recibo de compra e venda (registrado em cartório), ou título de posse, ou declaração de confrontantes, ou declaração de posse (assinada pelo presidente do STR com firma reconhecida, ou termo de doação (registrado em cartório), ou CEFIR.

Caso não seja proprietário da terra, é necessário levar contrato de comodato ou parceria agrícola.

Caso necessite fazer o contrato, trazer do proprietário:

• Identidade;
• CPF;
• Outros documentos;
• CNIS (o cadastro só é feito na presença da própria pessoa);
• Se possuir criação de bovinos/ caprinos/ovinos, pegar a ficha sanitária (relação emitida pela ADAB);
• Quem recebe o Bolsa Família, trazer o relatório onde consta a renda e seus beneficiários (dependentes).

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Senado aprova obrigação de exame em 30 dias para diagnóstico de câncer

O Senado aprovou nesta quarta-feira (16) o projeto de lei que fixa prazo de 30 dias para a realização de exames de diagnóstico de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto, porém, não fixa prazo para divulgação do resultado do exame. O texto vai à sanção presidencial. A lei já determina que o primeiro tratamento, no Sistema Único de Saúde (SUS), deve ser ofertado ao paciente com câncer em até 60 dias, após o diagnóstico. O tratamento da doença, de acordo com a lei, consiste em cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do tipo de câncer e da evolução do tumor.

“Nos casos em que a principal hipótese diagnóstica seja a de neoplasia maligna, os exames necessários à elucidação devem ser realizados no prazo máximo de 30 dias, mediante solicitação fundamentada do médico responsável”, diz o projeto. O texto entrará em vigor seis meses após a publicação da lei.

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ECPP começa disputar quartas de final no Sub15 e sub17

A segunda fase do campeonato baiano para os times Sub15 e Sub17 do ECPP, começa no próximo sábado, no Estádio Edvaldo Flores. A equipe sub 17 vai encarar o E.C Vitória às 13:30h e o sub 15 enfrenta o E.C Jacuipense às 15:30h.

No Sub-15, os duelos ficaram definidos com Bahia x Redenção, Vitória x Bahia de Feira, Vitória da Conquista x Jacuipense e Juazeirense x Canaã.

No Sub-17, os confrontos são Canaã x Galícia, Vitória x Vitória da Conquista, Bahia de Feira x Juazeirense e Jacuipense x Bahia.

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Mais de 2 mil estudantes são convocados pelo Programa Partiu Estágio

Nesta quarta-feira (16),cerca de 2.626 estudantes foram convocados para integrarem o Programa Partiu Estágio, por meio da Secretaria da Administração do Estado (Saeb). Os selecionados para o terceiro edital de 2019 do programa devem apresentar a documentação exigida até o dia 31 de outubro.

Mais 40 municípios do estado, foram contemplados 110 cursos de graduação presenciais e EAD de instituições com sede/pólo na Bahia. A lista dos convocados está no site da Saeb, os estudantes também irão receber e-mail, ligação telefônica e SMS com informações sobre a qual órgão estadual que devem se apresentar para a entrega dos documentos. Aqueles que não apresentarem a documentação completa ou não se apresentarem dentro do prazo estipulado, automaticamente, perderão a vaga de estágio.

Como na edição anterior, o Partiu Estágio tem a reserva de 10% das vagas ofertadas para portadores de deficiência física, conforme o previsto pela Lei 11.788/2008. Sobre o quantitativo de vagas não reservadas, tiveram prioridade universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), seguidos daqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.

Veja a documentação necessária:

•    Comprovante de residência
•    Original e cópia da Carteira de Identidade
•    Original e cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF
•    Original e cópia de Carteira de Identidade do representante legal, ou do Termo de Guarda expedida por autoridade judicial, se for o caso
•    Declaração da Instituição de Ensino informando semestre letivo, duração do curso, percentual cursado, turno de estudo, curso de formação e sua modalidade presencial (Anexo II do Edital)
•    Comprovante de matrícula e frequência da Instituição de Ensino
•    Declaração própria de que não exerce atividade remunerada em órgão público
•    Original e cópia do Título de Eleitor, se for o caso
•    Original e cópia do Certificado de Reservista, se for o caso
•    Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS
•    Comprovação de inscrição no CadÚnico, se for o caso
•    Histórico escolar do Ensino Médio ou declaração emitida pela instituição de nível médio, no caso dos candidatos que tenham sido selecionados pelo critério de ter estudado todo o Ensino Médio em Escola Pública ou como Bolsista integral
•    No caso de pessoas portadoras de deficiência, deverá ser apresentado um Relatório Médico comprovando a deficiência

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Conquista: Obras do canal de drenagem no bairro Primavera seguem avançadas

As obras do canal de drenagem do bairro Primavera seguem a todo vapor. A construção esta sendo executada pela empresa MRV engenharia, as obras de abertura e revestimento do canal foram viabilizadas através de um termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado entre a empresa e a Prefeitura Municipal, como contrapartida à construção de um condomínio naquela região.

O novo canal fica situado às margens da Avenida Presidente Vargas, e que possui seiscentos metros de comprimento, será responsável pela drenagem das localidades: Primavera, Flamengo, Panorama II, Santa Cecília e Nova Cidade.

Além disso, o canal terá um papel importante na contenção de água das chuvas que descem da margem noroeste do Anel Rodoviário, na Serra do Piripiri.

Inep estima que Enem custará R$ 105,52 por participante

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 deverá custar aproximadamente R$ 537,7 milhões, esse montante dividido pelos mais de cinco milhões de inscritos nesta edição, equivale a R$ 105,52 por cada participante.

A expectativa é que os gastos fiquem um pouco mais abaixo do que no ano passado que teve um custo de R$ 106,13 por inscrito, segundo o instituto. Esses valores correspondem a gastos que vão desde a elaboração até a impressão, distribuição e correção da avaliação. Dos R$ 537,7 milhões, segundo a autarquia, R$ 179,7 milhões, o equivalente a cerca de um terço do valor total, vem do pagamento das inscrições, a outra parte é paga pelo governo.

Este ano, a taxa de inscrição do Enem foi de R$ 85. Cerca de 2,1 milhões de pessoas pagaram a taxa, os demais atenderam aos critérios de isenção e conseguiram o benefício.

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Trabalhadores são resgatados em situação análoga à de escravo em Ilhéus

Nesta semana, cinco trabalhadores em condições análogas à escravidão, foram resgatados em uma fazenda em Ilhéus. Eles atuavam na cadeia de produção de chocolate e foram flagrados por uma força-tarefa formada pela Defensoria Publica da União (DPU) na Bahia, Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), auditores-fiscais do trabalho, Polícia Federal e Secretaria de Justiça do Estado da Bahia.

O sistema instituído pelo empregador induzia os trabalhadores ao endividamento e ao sistema de servidão, no qual os funcionários atuavam em atividades escolhidas pelo patrão sem contraprestação financeira. Além disso, os trabalhadores moravam em locais precários, sem água encanada, instalações sanitárias e estavam em péssimo estado de conservação, como paredes rachadas e, em alguns casos, com risco de desmoronamento. As instalações elétricas também eram comprometidas, com riscos de choque elétrico e curto-circuito.

A força tarefa, composta pela DPU na Bahia, Ministério Público do Trabalho (MPT), auditores-fiscais do trabalho, Polícia Federal e Secretaria de Justiça do Estado da Bahia; flagrou também que a fonte utilizada para beber água estava exposta a sujeira e animais, não oferecendo condições higiênicas. Além disso, a água utilizada para cozinhar e atividades diárias de higiene pessoal era da mesma fonte utilizada pelos animais.

Sem renda do trabalho na fazenda, os trabalhadores estavam há vários meses nessas condições. E a retribuição, quando recebiam, decorria da venda do cacau, após as dívidas serem descontadas pelo proprietário da fazenda.

Os trabalhadores foram resgatados e passaram a ser assistidos pela Secretaria de Justiça e o sistema de Assistência Social do município de Ilhéus. A ação ainda está em curso e o empregador será responsabilizado, devendo efetuar o pagamento das verbas rescisórias do trabalhador. A Polícia Federal iniciou, também, os procedimentos para que o empregador seja responsabilizado criminalmente, pois submeter trabalhadores a condição análoga à de escravo é crime.

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Audiência discute Plano Municipal de Transporte Público

Será realizada no próximo dia 1º de novembro, às 9h30, no auditório do Memorial Régis Pacheco, mais uma audiência pública, com objetivo de apresentar e discutir o Plano Municipal de Transporte Público.

O Plano Municipal de Transporte Público faz parte do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e está sendo elaborado pela Emurc em parceria com a Via 11. Trata-se de um estudo sobre a situação atual do transporte coletivo do município, gerando subsídios para as projeções no setor. O objetivo é garantir um transporte público de qualidade e um atendimento ainda melhor à população.

A elaboração do plano é mais uma etapa para a licitação do Lote 1 do sistema de transporte coletivo, operado atualmente em caráter emergencial.

Conquista: Identificado homem assassinado no Bairro Santa Cruz

Foi identificado apenas como Mateus Francisco o jovem assassinado no fim da manhã de hoje (sexta-feira) no caminho 11, no Bairro Santa Cruz, em Vitória da Conquista.

Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, dois homens em uma moto efetuaram os disparos e fugiram.

A 78ª Companhia Independente se deslocou até o local para registrar a ocorrência, assim como o Departamento de Polícia Técnica. Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz.

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